quinta-feira, 28 de março de 2019

LAGUNA, SC: "CASA DE ANITA"



Casa de Anita - Laguna, SC
Foto: arq. pessoal (2017)

     Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva (1821/1849), conhecida como Anita Garibaldi, foi uma revolucionária catarinense. Ficou conhecida por ter participado da Revolta dos Farrapos e da campanha de unificação da Itália, ao lado do italiano Giuseppe Garibaldi, também revolucionário, que veio a ser seu segundo marido. Anita não morou nesta casa. Mas foi nela que Anita vestiu-se para o seu primeiro casamento. Em virtude disso, a casa, construída em 1711, tornou-se um local de visitação, onde estão expostos alguns objetos da época, móveis e quadros antigos.

quarta-feira, 20 de março de 2019

ARAXÁ, MG: "O GRANDE HOTEL"


Hotel Tauá - Araxá, MG: Parte posterior do Hotel (Foto: Arq. pessoal: 2012)

Localizado no Parque do Barreiro, na cidade de Araxá, MG, a construção do Grande Hotel e Termas de Araxá iniciou-se em 1938. Foi inaugurado em 1944 pelo então Presidente Getúlio Vargas, e pelo governador mineiro Benedito Valadares. O projeto, do arquiteto mineiro Luiz Signorelli (1896-1964), incluiu um cassino - o qual, em 1946, teve suas atividades encerradas na gestão do então Presidente Eurico Gaspar Dutra. De propriedade de uma empresa pública do estado de MG (CODEMIG), em 2010 o hotel passou a ser administrado pelo grupo hoteleiro Tauá, sob o nome comercial de "Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá".

"Hotel Tauá" - Araxá, MG: Hall de Entrada (Foto: arq. pessoal - 2012)

segunda-feira, 18 de março de 2019

POÇOS DE CALDAS, MG: "MINAS AO BRASIL"


Monumento: "Minas ao Brasil" - Foto: arq. pessoal (2019)


O Monumento "Minas ao Brasil", inaugurado em 1929, é obra do escultor e arquiteto italiano Giulio Starace (Nápoles-1887/São Paulo-1952). Está localizado na Praça Pedro Sanches, bem em frente ao "Palace Hotel", no centro da cidade de Poços de Caldas/MG. No monumento, o homem nu, esculpido em bronze, é uma referência aos banhos medicinais; a posição de seus braços, significa que Minas recebe a todo o povo brasileiro com a hospitalidade mineira: de braços abertos. Na parte frontal do Monumento, a mulher socorrida por um médico simboliza a cura pelas águas medicinais utilizadas para esse propósito.