sábado, 29 de setembro de 2018

FORTALEZA, CE: THEATRO JOSÉ DE ALENCAR



Vista frontal da entrada da Sala de Espetáculos - Theatro José de Alencar
Foto: arq. pessoal (2017)

Sala de Espetáculos - Theatro José de Alencar
Foto: arq. pessoal (2017)

     O Theatro José de Alencar, localizado no centro da cidade de Fortaleza/CE, começou a ser construído em 1908, e foi inaugurado em 17/06/1910. O conjunto é formado por duas construções: a primeira, em alvenaria e pedra, é um "foyer" com dois pavimentos. Na parte posterior, e construída com estruturas metálicas fabricadas em Glasgow, na Escócia, está a sala de espetáculos, propriamente dita. O teatro passou por reformas em 1918, 1938, 1956 e 1974, tendo a mais importante delas ocorrido em 1990/91. A grandiosa sala de espetáculos tem capacidade de acomodação para até 800 pessoas.
(fonte: http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1193)

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

RIBEIRÃO PRETO, SP: MONUMENTO AO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



Monumento ao Centenário da Independência do Brasil
Foto: arq. pessoal (2018)

     O Obelisco que está no cruzamento da Avenida Independência com a Nove de Julho, em Ribeirão Preto, SP, foi instalado em 07/09/1922. Inicialmente, estava localizado em outro ponto da mesma Av. Nove de Julho. Posteriormente, foi transferido para o local onde hoje se encontra.  É um marco do centenário da Independência do Brasil - daí o seu nome: "Monumento ao Centenário da Independência do Brasil" (também é conhecido como "Obelisco da Independência"). O Monumento foi construído em rocha. Em seu corpo há algumas placas de metal que perpetuam datas, fatos, nomes de autoridades e de empresas colaboradoras.

(Acima) "Autoridades e povo unidos na fé, no amor e no trabalho, em busca do grande porvir ANO DO SESQUICENTENÁRIO Dr. Antônio Duarte Nogueira -Prefeito Municipal; Dr. Marcelino Romano Machado -Presidente da Câmara; Dr. Aderbal Rodrigues Vieira -Diretor do Forum; Cel. Décio Luis Fleury Charmilloy, da 5ª CSM, Comte da Guarnição Militar. Ribeirão Preto, 7 de setembro de 1972 
(Abaixo)"7-9-1922 A festiva data foi saudada com hymnos patrióticos e juramento à bandeira pelos 5 mil alumnos das escolas do Município de Ribeirão Preto")
Foto: arq. pessoal (2018)

(Acima) "Aos Exmos. Drs. João Rodrigues Guião e Francisco da Cunha Junqueira, Prefeito e Presidente da Câmara de Ribeirão Preto, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. Homenagem do Município". (Abaixo) "Ribeirão Preto - Villa em 2-4-1871 - Cidade em 12-4-1899" Foto: arq. pessoal (2018)

"A Companhia Electro-Metallurgica Brasileira inicia no anno do 1º Centenário da Independencia Nacional a indústria siderurgica em Ribeirão Preto" - Foto: arq. pessoal (2018) 

     Dentre as placas de metal, há uma cópia do conhecido trabalho artístico (óleo sobre tela) "Independência ou Morte", da autoria de Pedro Américo, que retrata, sob a visão do pintor, o momento em que d. Pedro I, em 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, SP, proclamou a Independência do Brasil.

    Reprodução, em placa, do quadro "Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo
Foto: arq. pessoal (2018)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

GUARÁ, SP: A PRAÇA NOVE DE JULHO


Praça Nove de Julho - Guará, SP
Fonte: arq. pessoal

     "Guará" é um Município paulista que está localizado na região nordeste do Estado. Sua população é de 21 mil habitantes (2016). O "cartão-postal" da cidade é a Praça Nove de Julho, no centro da qual há uma bela fonte de luzes e jatos de água que acompanham o ritmo das músicas vindas de suas caixas de som. Palco de Feiras, manifestações e diversos eventos realizados ao longo do ano (a "Feira do Livro", inclusive), é na Praça Nove de Julho que estão localizados a Igreja Matriz de São Sebastião (Católica Romana) e o Coreto Municipal. Fundada no dia quinze de setembro de 1902, a cidade de Guará está comemorando, neste ano de 2018, 116 anos de fundação. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SÃO PAULO, SP: PRÉDIO DO MUSEU DO IPIRANGA


Prédio do Museu do Ipiranga - vista frontal
Foto: arq. pessoal (2011)

Prédio do Museu do Ipiranga
Foto: arq. pessoal (2011)

Acesso à porta principal do Museu do Ipiranga
Foto: arq. pessoal (2011)


     O prédio do "Museu Paulista da Universidade de São Paulo", mais conhecido como "Museu do Ipiranga", foi projetado em 1882 pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio. A ideia era de erigir um monumento que deixasse em evidência o local onde ocorrera o "Grito da Independência", em 07/09/1822. Inaugurado em 1895, deveria funcionar como um estabelecimento científico de ensino. Porém, em virtude dos ventos considerados insalubres para os alunos que ali deveriam estudar, o governo decidiu transformá-lo em museu. Desde 2013 o Museu do Ipiranga encontra-se fechado para reformas. Noticia-se que o prédio deverá ser reaberto em 2022, ano da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.   
(Pesquisa: http://www.rodolfomartino.com.br/downloads/parte5.pdf - página, na internet, do jornalista Rodolfo C. Martino; e jornal Folha de São Paulo, de 07/09/18, caderno Cotidiano, artigo de Francisco Perrota-Bosch).