quinta-feira, 29 de novembro de 2018

SÃO PAULO, SP: A CASA DO GRITO



A Casa do Grito
Foto: arq. pessoal (2011)

     Pedro Américo foi um artista brasileiro. Para representar a monarquia (brasileira), em 1888 pintou o conhecido quadro "Independência ou Morte". Além de outros artifícios poéticos utilizados no referido quadro (animal errado, cena rural, comitiva modesta, rio invisível), Pedro Américo localizou a cena junto de uma casinha rural que existia perto do local onde estava sendo construído o Museu do Ipiranga. Muito provavelmente a casa não existia no dia do "Grito" (07/09/1822). O documento mais antigo de sua origem é de 1884.  A casinha foi reformada para parecer com aquela que fora pintada no quadro de Pedro Américo, e está localizada no interior do Parque da Independência, em São Paulo, SP.

"Independência ou Morte" (1886-1888) - Pedro Américo
(Ao fundo, à direita, "a casa do grito")
https://www.stoodi.com.br/exercicios/uerj/2010/questao/pedro-americo-independencia-ou-morte-essa-tela-foi-produzida-entre/ 

terça-feira, 20 de novembro de 2018

VITÓRIA, ES: THEATRO CARLOS GOMES


Theatro Carlos Gomes - Vitória, ES
Fonte: arq. pessoal (2013)

     O Theatro Carlos Gomes, projetado em 1925, foi construído entre 1925 e 1927. Seu projeto inicial, inspirado no Teatro Scala, de Milão (Itália) é de André Carloni - italiano radicado no Espírito Santo. O Theatro Carlos Gomes foi construído onde existia, anteriormente, o Teatro Melpômene, o qual sofreu um princípio de incêndio. André Carloni aproveitou todas as colunas de ferro fundido do Teatro Melpômene, e construiu o Theatro Carlos Gomes. Inaugurado em 1927, e com capacidade para 470 pessoas, o Theatro está localizado no centro de Vitória/ES.

(Fonte: https://secult.es.gov.br/teatro-carlos-gomes)

Theatro Carlos Gomes - Placa interna
Fonte: arq. pessoal (2013)

Theatro Carlos Gomes - Vitória/ES (palco)
Fonte: arq. pessoal (2013)

sábado, 3 de novembro de 2018

CAMPOS DO JORDÃO, SP: O PALÁCIO BOA VISTA


O Palácio Boa Vista
Foto: arq. pessoal (2014)

O "Palácio Boa Vista" está situado na cidade paulista de Campos do Jordão. Durante o inverno, é a residência do governador do Estado de São Paulo. Por isso, também é conhecido como "Palácio do Governador". A pedido de Adhemar de Barros, então interventor federal no Estado de SP, sua construção teve início em 1938 e foi concluída somente em 1964. Abrigando um grande acervo de obras de arte, especialmente da arte moderna brasileira produzida no período 1910/1960, em 1970 o Palácio foi declarado "monumento de visitação pública". Sem prejuízo de sua função principal (sede do governo estadual, durante o inverno), o "Palácio-Museu" está aberto à visitação.  

Área interna do Palácio
Foto: arq. pessoal (2014)

Placa afixada na entrada do Palácio
Foto: arq. pessoal (2014)

terça-feira, 30 de outubro de 2018

CURITIBA, PR: ÓPERA DE ARAME


Ópera de Arame - Curitiba, PR
Foto: arq. pessoal (2017)

     "Ópera de Arame" é o nome que se deu a um teatro brasileiro localizado na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Foi construído com tubos de aço e estruturas metálicas. Sua cobertura é feita com placas transparentes de policarbonato. Tem o formato circular. Por estar, quase todo, circundado por um lago, o acesso a ele é feito por uma passarela sobre as águas. Foi projetado pelo arquiteto paranaense Domingos Bongestabs, natural de Castro/PR (1941). Montado em 75 dias, foi inaugurado em 18/03/1992 com capacidade para até 2100 espectadores. Em 2006 foi reformado. Para preservação da estrutura, limitou a entrada para um máximo de 1000 pessoas.  

Palco do Teatro
Foto: arq. pessoal (2017)

Teto do Teatro
Foto: arq. pessoal (2017)


Passarela de acesso ao Teatro
Foto: arq. pessoal (2017)

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

RIBEIRÃO PRETO, SP: O CASARÃO ONDE ESTÁ INSTALADA A "BIBLIOTECA ALTINO ARANTES"



Biblioteca Altino Arantes - Rua Duque de Caxias, 547 -  Ribeirão Preto, SP
Foto: arq. pessoal (19out2018)

     O casarão localizado na Rua Duque de Caxias, 547, no centro da cidade de Ribeirão Preto, foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Construído em 1932, foi morada do casal Francisco Maximiano Junqueira (conhecido como Coronel Quito Junqueira) e Theolinda de Andrade Junqueira (conhecida como Sinhá Junqueira). O casal não teve filhos. O Coronel faleceu em 1938; sua esposa, em 1954. Em testamento, Sinhá Junqueira dispôs que, após sua morte, o casarão deveria ser destinado à Fundação Sinhá Junqueira (entidade fundada em 1950); e, ainda, que nele deveria funcionar uma biblioteca pública. E assim foi feito: um ano após o falecimento de Sinhá Junqueira, o casarão se tornou uma biblioteca: a Biblioteca Cultural Altino Arantes- hoje com mais de sessenta anos de funcionamento, e com um acervo de mais de 40 mil volumes.
Fontes de pesquisa: (1) "Os Desbravadores" - Vários autores. Organizador: Galeno Amorim. Ed. Palavra Mágica, 2001 
(2) https:// www.revide.com.br/editorias/especial/um-novo-capitulo-biblioteca-altino-arantes/

sábado, 29 de setembro de 2018

FORTALEZA, CE: THEATRO JOSÉ DE ALENCAR



Vista frontal da entrada da Sala de Espetáculos - Theatro José de Alencar
Foto: arq. pessoal (2017)

Sala de Espetáculos - Theatro José de Alencar
Foto: arq. pessoal (2017)

     O Theatro José de Alencar, localizado no centro da cidade de Fortaleza/CE, começou a ser construído em 1908, e foi inaugurado em 17/06/1910. O conjunto é formado por duas construções: a primeira, em alvenaria e pedra, é um "foyer" com dois pavimentos. Na parte posterior, e construída com estruturas metálicas fabricadas em Glasgow, na Escócia, está a sala de espetáculos, propriamente dita. O teatro passou por reformas em 1918, 1938, 1956 e 1974, tendo a mais importante delas ocorrido em 1990/91. A grandiosa sala de espetáculos tem capacidade de acomodação para até 800 pessoas.
(fonte: http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1193)

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

RIBEIRÃO PRETO, SP: MONUMENTO AO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



Monumento ao Centenário da Independência do Brasil
Foto: arq. pessoal (2018)

     O Obelisco que está no cruzamento da Avenida Independência com a Nove de Julho, em Ribeirão Preto, SP, foi instalado em 07/09/1922. Inicialmente, estava localizado em outro ponto da mesma Av. Nove de Julho. Posteriormente, foi transferido para o local onde hoje se encontra.  É um marco do centenário da Independência do Brasil - daí o seu nome: "Monumento ao Centenário da Independência do Brasil" (também é conhecido como "Obelisco da Independência"). O Monumento foi construído em rocha. Em seu corpo há algumas placas de metal que perpetuam datas, fatos, nomes de autoridades e de empresas colaboradoras.

(Acima) "Autoridades e povo unidos na fé, no amor e no trabalho, em busca do grande porvir ANO DO SESQUICENTENÁRIO Dr. Antônio Duarte Nogueira -Prefeito Municipal; Dr. Marcelino Romano Machado -Presidente da Câmara; Dr. Aderbal Rodrigues Vieira -Diretor do Forum; Cel. Décio Luis Fleury Charmilloy, da 5ª CSM, Comte da Guarnição Militar. Ribeirão Preto, 7 de setembro de 1972 
(Abaixo)"7-9-1922 A festiva data foi saudada com hymnos patrióticos e juramento à bandeira pelos 5 mil alumnos das escolas do Município de Ribeirão Preto")
Foto: arq. pessoal (2018)

(Acima) "Aos Exmos. Drs. João Rodrigues Guião e Francisco da Cunha Junqueira, Prefeito e Presidente da Câmara de Ribeirão Preto, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil. Homenagem do Município". (Abaixo) "Ribeirão Preto - Villa em 2-4-1871 - Cidade em 12-4-1899" Foto: arq. pessoal (2018)

"A Companhia Electro-Metallurgica Brasileira inicia no anno do 1º Centenário da Independencia Nacional a indústria siderurgica em Ribeirão Preto" - Foto: arq. pessoal (2018) 

     Dentre as placas de metal, há uma cópia do conhecido trabalho artístico (óleo sobre tela) "Independência ou Morte", da autoria de Pedro Américo, que retrata, sob a visão do pintor, o momento em que d. Pedro I, em 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, SP, proclamou a Independência do Brasil.

    Reprodução, em placa, do quadro "Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo
Foto: arq. pessoal (2018)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

GUARÁ, SP: A PRAÇA NOVE DE JULHO


Praça Nove de Julho - Guará, SP
Fonte: arq. pessoal

     "Guará" é um Município paulista que está localizado na região nordeste do Estado. Sua população é de 21 mil habitantes (2016). O "cartão-postal" da cidade é a Praça Nove de Julho, no centro da qual há uma bela fonte de luzes e jatos de água que acompanham o ritmo das músicas vindas de suas caixas de som. Palco de Feiras, manifestações e diversos eventos realizados ao longo do ano (a "Feira do Livro", inclusive), é na Praça Nove de Julho que estão localizados a Igreja Matriz de São Sebastião (Católica Romana) e o Coreto Municipal. Fundada no dia quinze de setembro de 1902, a cidade de Guará está comemorando, neste ano de 2018, 116 anos de fundação. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SÃO PAULO, SP: PRÉDIO DO MUSEU DO IPIRANGA


Prédio do Museu do Ipiranga - vista frontal
Foto: arq. pessoal (2011)

Prédio do Museu do Ipiranga
Foto: arq. pessoal (2011)

Acesso à porta principal do Museu do Ipiranga
Foto: arq. pessoal (2011)


     O prédio do "Museu Paulista da Universidade de São Paulo", mais conhecido como "Museu do Ipiranga", foi projetado em 1882 pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio. A ideia era de erigir um monumento que deixasse em evidência o local onde ocorrera o "Grito da Independência", em 07/09/1822. Inaugurado em 1895, deveria funcionar como um estabelecimento científico de ensino. Porém, em virtude dos ventos considerados insalubres para os alunos que ali deveriam estudar, o governo decidiu transformá-lo em museu. Desde 2013 o Museu do Ipiranga encontra-se fechado para reformas. Noticia-se que o prédio deverá ser reaberto em 2022, ano da comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.   
(Pesquisa: http://www.rodolfomartino.com.br/downloads/parte5.pdf - página, na internet, do jornalista Rodolfo C. Martino; e jornal Folha de São Paulo, de 07/09/18, caderno Cotidiano, artigo de Francisco Perrota-Bosch).

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SÃO PAULO, SP: MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



Vista lateral direita
Foto: arq. pessoal (2011)


Vista Frontal 
Foto: arq. pessoal (2011)


Vista Frontal (detalhe: painel em alto relevo denominado "Independência ou Morte")
Reprodução do quadro de Pedro Américo - Foto: arq. pessoal (2011)


O monumento, na cidade
Foto: arq. pessoal (2011)


Os Revolucionários Pernambucanos de 1817 (Lateral direita - detalhe)
Foto: arq. pessoal (2011)


Os Inconfidentes Mineiros de 1789 (Lateral esquerda, costas - detalhe)
Foto: arq. pessoal (2011)


Marcha Triunfal da Nação Brasileira (Escultura, no topo)
Foto:arq. pessoal (2011)


     Também conhecido como "Monumento do Ipiranga" (ou "Altar da Pátria"), o "Monumento à Independência do Brasil" está localizado na cidade de São Paulo, SP, às margens do Riacho do Ipiranga, no local histórico onde D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 07/09/1822. O monumento, em granito e bronze, foi idealizado e executado pelos italianos Ettore Ximenes (escultor) e Manfredo Manfredi (arquiteto). Inaugurado (ainda incompleto) no Centenário da Independência, em 1922, o Monumento ficou completamente pronto quatro anos depois, em 1926.

domingo, 26 de agosto de 2018

VITÓRIA, ES: PALÁCIO ANCHIETA



Palácio Anchieta - vista frontal
Fonte: Arq. pessoal (2013)

Palácio Anchieta - vista lateral
Fonte: arq. pessoal (2013)

     Localizado no centro da cidade de Vitória, ES, a frente do Porto, o "Palácio Anchieta" abriga a sede do governo estadual do Estado do Espírito Santo. A construção do prédio, para funcionar como igreja e colégio de jesuítas, teve início em 1551. A primeira ala do colégio foi concluída em 1587, pelo Padre José de Anchieta (1534-1597). A segunda, foi construída de frente para o Porto da Baia de Vitória. No prédio, ao longo de sua história, ocorreram três grandes incêndios. Recuperado do primeiro deles, em 1798 o prédio foi denominado Palácio do Governo. Em 1945, no aniversário de morte do Padre José de Anchieta (09 de junho), ele passou a ser oficialmente chamado "Palácio Anchieta" (e guarda o túmulo simbólico do padre, desde 1922).
(Fonte: https://www.es.gov.br/governo/palacio-anchieta)  

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

VILA VELHA, ES: CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA PENHA


Convento de N.Sra. da Penha - Vila Velha, ES
Foto: arq. pessoal (2013)

O Convento da Penha, no alto do penhasco, visto de uma embarcação
Foto: arq. pessoal (2013)

Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça (conhecida como "Terceira Ponte"), vista do penhasco onde está construído o Convento. Liga a cidade de Vitória/ES a Vila Velha/ES
Foto: arq. pessoal (2013)

     O Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, está localizado no alto de um morro de 154 (m), na cidade de Vila Velha/ES. A capela, que recebeu a imagem de N.S.da Penha, vinda de Portugal, foi edificada por volta de 1568. Posteriormente a Capela foi ampliada, e tornou-se um Convento. De lá do alto, vê-se, de um lado, a cidade de Vila Velha/ES, e do outro, a barra da cidade de Vitória/ES.
(Fonte: http://conventodapenha.org.br/conhecendo-o-convento/) 

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

PORTO ALEGRE, RS: THEATRO SÃO PEDRO



Theatro São Pedro - Porto Alegre, RS
Foto: arq. pessoal (2012)


Theatro São Pedro - Porto Alegre, RS (vista frontal)
Fonte: arq. pessoal (2012)


     Localizado no centro de Porto Alegre, o prédio do TSP foi inaugurado em 27/06/1858. Reformado nos anos 50, em 1973 foi fechado devido às precárias condições de segurança e mau estado de conservação. A partir de 1975, coordenada por Eva Sopher (1923-2018), foi submetido a obras de recuperação - as quais, pelo seu volume, foram consideradas uma verdadeira reconstrução. Em 1982 transformou-se em "fundação", e Porto Alegre recebeu, com festa, a sua reabertura em 28/06/1984. 
(Fonte: http://www.teatrosaopedro.com.br/o-theatro/historia/)

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

UBERABA, MG: ENTRADA PRINCIPAL DO PARQUE FERNANDO COSTA


Entrada do Parque Fernando Costa, em Uberaba, MG
Foto: arq. pessoal (2014)

     Inaugurado em 1941, o "Parque FERNANDO COSTA", na cidade de Uberaba, MG, é o local onde está instalada a sede da "Associação Brasileira dos Criadores de Zebu" (ABCZ) - e também o "Museu do Zebu" (inaugurado em 1983).
(Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?id=444299&view=detalhes)
  

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

RIBEIRÃO PRETO, SP: TORRE DA CATEDRAL



Torre da Catedral Metropolitana de Riberão Preto, SP
Foto: arq. pessoal (29/07/18)

      A Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto, SP, começou a ser construída em 1905. A obra, projetada pelo arquiteto Carlos Ekman, foi concluída em 1920. As telas e pinturas, na parede da Catedral, foram feitas pelo pintor santista Benedito Calixto.
(fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/06/catedral-de-sao-sebastiao-em-ribeirao-e-tombada-pelo-condephaat.html)

sábado, 11 de agosto de 2018

VIÇOSA, MG: PRÉDIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA



Prédio da antiga estação ferroviária de Viçosa, MG
Foto: arq. pessoal (2010)

     Este é o prédio da antiga estação ferroviária da cidade de Viçosa, MG. Inaugurado em 1912, o prédio está localizado no centro da cidade. A fundação da estação ferroviária, porém, ocorreu bem antes: em 15 de novembro de 1885. Desativado o tráfego ferroviário, em 1996, o prédio foi restaurado. Nele, atualmente, funcionam um Centro Cultural e uma Biblioteca.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

LAGUNA, SC: FAROL DE SANTA MARTA



Farol de Santa Marta - Laguna, SC
Fonte: arq. pessoal (2017)

Placa com dados sobre o Farol de Santa Marta
Fonte: arq. pessoal (2017)

Vilarejo do Cabo de Santa Marta, visto do Farol de Santa Marta - Laguna, SC
Foto: arq. pessoal (2017)


     O Farol de Santa Marta, no Cabo de Santa Marta, em Laguna, SC, foi projetado por franceses (Barbier Bernard e Turenne). Inaugurado em 11/06/1891, tem 29 metros de altura, e está a 74 metros acima do nível do mar. Serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. Seu alcance luminoso é de 46 milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).

     Do morro onde está localizado o Farol, abre-se uma bela vista para o mar, e para o vilarejo do Cabo de Santa Marta.  

terça-feira, 31 de julho de 2018

RIBEIRÃO PRETO, SP: EDIFÍCIO MEIRA JÚNIOR



Edifício Meira Júnior - Ribeirão Preto, SP
(onde está instalada a Choperia Pinguium)
Foto: arq. pessoal (2013)

     Em Ribeirão Preto, o Edifício Meira Júnior, juntamente com o Theatro Pedro II e o Palace Hotel, compõem o chamado "Quarteirão Paulista" - construído em 1930 pela Companhia Cervejaria Paulista. É nesse prédio que funciona a famosa choperia Pinguim.

RIBEIRÃO PRETO, SP: FACULDADE DE MEDICINA - USP (PRÉDIO CENTRAL)


Prédio Central - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Foto: arq. pessoal (2013)


Porta de Entrada
Fonte: arq. pessoal (2013)

Fonte: arq. pessoal (2013)

     O prédio central da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRPUSP), está localizado no campus que, um dia, foi a "Fazenda Monte Alegre". Para fins educacionais, essa fazenda foi desapropriada pelo governo do Estado em 1940. A construção do prédio central data de 1942. Criada em 1948, a FMRPUSP começou a funcionar em 1952. (fonte: http://ribeirao.usp.br/?page_id=3540) 

RIBEIRÃO PRETO, SP: THEATRO PEDRO II



Theatro Pedro II - Ribeirão Preto, SP
Foto: arq. pessoal (2016)

     Localizado na cidade de Ribeirão Preto, SP, foi inaugurado em 08/outubro/1930. Em 1980, um grande incêndio destruiu poltronas, cortinas, cobertura, forros, galerias e boca de cena. Depois de totalmente restaurado, foi reinaugurado em 27/05/1996. Capacidade original: 2500 lugares. Capacidade atual: 1580 lugares.

Theatro Pedro II - Palco (Foto: arq. pessoal, 2018)